Pages

Subscribe:

terça-feira, 17 de abril de 2012

Buenos Aires - Parte 1

Decidimos dividir as dicas e relatos da viagem por dia (ficamos 5 lá), pra não ficar chato e cansativo. Então, como diria o Jack, vamos por partes.
Já que a Mari escreveu um texto objetivo farei apenas pequenas intervenções, para acrescentar algumas informações e dicas

Parte 1 - Primeiro dia 09.04 - Segunda-feira

Companhia aérea - TAM
Tirando o aperto na classe econômica, sem problemas. Bom preço, atendimento honesto, sem atrasos ou complicações. (mas o lanchinho é bem ruim)


Evite a Aerolineas Argentinas o número de reclamações é alto e a diferença de preço realmente não compensa. Comprando a passagem com antecedência, pela TAM os descontos são muito atrativos. Opte por fazer o check-in on-line para que possa escolher os assentos no avião ou peça para escolher no balcão da companhia)  

Aeroportos
Guarulhos - devido ao horário (tivemos que chegar às 4h), tava tranquilo, e conseguimos fazer todo o processo com calma.
Ezeiza - Bagunçado, com pouca informação, muita fila e desorganização. Ponto positivo: O Free shop que já rendeu algumas comprinhas na chegada.

Transporte 
Usamos o táxi Ezeiza, que tem um balcão exclusivo na saída do aeroporto com valores exibidos de forma clara. Gastamos $198,00 (pesos) até o nosso hotel, no centro. 

Outra opção, um pouquinho mais cara, mas confiável também, são os remises (média de $210,00).

Se você quiser, pode contratar qualquer outro serviço de táxi, mas lembre-se de que o aeroporto fica fora de Buenos Aires e no taximetro pode ser uma roubada, combine um valor antes. Nesse caso, não se esqueça que existem 2 pedágios no caminho, bom combinar antes quem paga o pedágio.

Hotel - Zentra
Simples, mas honesto. Conseguimos fazer o check in antes do horário programado e fomos bem recebidos na chegada. O wi-fi é bem ruinzinho e o sinal de perde com frequência, mas eles oferecem. O quarto é confortável, mas sem luxo. Tinha um cofre, mas não conseguimos usar (nada que uma ligadinha para a recepção não resolvesse), mas trancamos os objetos de valor e o dinheiro em uma mala e ficamos com a chave. Banheiro pequeno. Não gosto.

Ganhamos um mapa que salvou nossas vidas (mesmo sendo difícil de entender seu príncipio básico, deu uma boa noção pra gente, não desgrudamos dele nenhum minuto).


Principio básico para entender o Mapa: A cidade de Buenos Aires começa na parte portuária (Puerto Madera) e é dividida em quarteirões de 100m. A partir do porto todas as ruas (calle) começam no zero e independente de qual rua esteja a rua paralela terá a mesma numeração. Logo se quiser ir ao numero 5000 de uma rua, esse numero estará mais afastado do porto. Dica simples, se o seu mapa estiver com a Puerto Madera localizado na parte inferior, o vire de ponta cabeça e assim terá uma noção real de qual lado seguir.

Check-in feito, malas guardadas, e primeiras orientações recebidas no hotel.... vamos dar uma volta para conhecer a cidade, ou pelo menos os nossos arredores.

Uma volta pela avenida corrientes, e já bateu a fome. Recomendações que tínhamos: El palacio das papas fritas. E não é que o danadinho estava la, bem no nosso caminho?

Nosso primeiro dinheiro mal gasto da viagem. O lugar era legal, mas a comida era ruim e cara. Não entendo o sucesso desse lugar... mas talvez, só tenhamos pegado um dia ruim do cozinheiro. Nossa opinião sobre o bife de chorizo fica pra outro dia, pq esse realmente não conta.

Querem uma dica valiosa? Não queiram comer arroz na argentina, eles não sabem fazer.

Saindo de lá, fomos dar uma passeada pelo centro.
Buenos Aires é uma cidade grande, muito parecida com São Paulo em vários pontos. Bom, que a gente já está acostumado, da pra se virar numa boa.

Vai andar pelo centro da capital argentina?
Use um tênis bem confortável, as coisas são perto, e vc pode fazer tudo a pé, mas certamente no fim do dia estará bem cansado.

Obelisco - Plaza da Republica - Casa Rosada - Catedral - Plaza San Martin - Torre dos Ingleses. Caminhamos por toda a Calle Florida. Tem muitas lojas lá, e é mto parecido com o centro de São Paulo. Ficamos decepcionados por não ter tanta opção, e os preços não são convidativos.

É lá que ficam milhares de pessoas te oferecendo passeio pro Rio Tigre o pro tango. Eles sabem que vc é turista, não adianta fugir (também eu com minha cara europeia quase não destoo dos hermanos). Mas a nossa dica é, se quer fazer um dos dois passeios, vá por conta. São coisas simples e vc não precisa comprar nenhum pacote, dá muito bem pra se virar sozinho.

É um dos lugares que você vai encontrar mais brasileiros (aliás, vc os encontra por toda a parte).

Em resumo, o centro... Um belo passeio, uma bela arquitetura e tudo grandioso. Presenciamos até uma apresentação de uns soldados na plaza San Martin. 


A apresentação a que ela se refere é arriamento da bandeira Argentina na Plaza de San Martin, as 18h. Não estamos muito acostumados com guardas da corte marcial hasteando e arriando bandeiras no Brasil, mas como os Argentinos rivalizam com os americanos em patriotismo essa deve ser uma prática rotineira, alias em qualquer lugar da cidade que você for a bandeira da Argentina estará presente. Ah, os argentinos sabem reverenciar e homenagear os seus heróis.   

As praças de lá são uma graça, vc pode escolher qualquer uma delas pra descansar um pouco, curtir o lugar e principalmente a companhia. Nos rendeu bela fotos.


Sem problemas com a língua no primeiro dia. Tudo bem que o namorado fala espanhol, mas em outro país (mesmo sendo aqui do lado) tudo é bem diferente.

Hora de voltar pro hotel.
Compras no mercadinho chinês pra refeição da noite. O cansaço era tanto que não teríamos força para sair para jantar.


A cidade de Buenos Aires é uma cidade para ser contemplada, minha dica é não queira fazer e conhecer tudo num único dia, caminhe devagar, sente nas praças e aprecie o sol, procure o melhor ângulo para a foto e namore um pouquinho. Escolha o tipo de turismo que pretende guiar a viagem, recomendo o arquitetônico e gastronômico, os prédios são grandiosos e lindos e a comida merece um capítulo a parte. Caso queira ganhar tempo  use o City Tour de ônibus oferecido pela prefeitura, custa muito barato e encurta distâncias, uma passagem vale para todo o dia, passa por todos os pontos turísticos da cidade e você embarcar e desembarcar o quanto quiser.

Vamos às fotos 


Calle 9 de Julio

Casa Rosada 

Banco de La Nacion

Obelisco

Signos de transito 

Catedral Metropolitana

Estacion de Train 9 de Julio

El palacio de la papa frita 



Plaza de San Martin




     

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito boas as dicas. Todas anotadas =)
Beijossss, Carolzitaz.itath

Anônimo disse...

Só não concordo com a dica Palacio das Papas Fritas ! estive faz 10 dias em visita a buenos aires fui lá conferir a dica, o garçom se mostrou bem mal educado,as batatas estavam encharcadas de oleo e o bife de chouriço seco, parecia requentado resto do churrasco de ontem, o lugar é decadente e os preços são altos, existem muitas outras opções em buenos aires onde se come bem sem se sujeitar a falta de educação, má vontade e baixa qualidade, para com os brasileiros,que são muitos na cidade, na verdade o Palacio das papas fritas, de palacio só tem o nome, na verdade é um lugar decadente, até os copos estavam com sujidades, não indico a ninguém, o nome é pomposo mas só isso.