Pages

Subscribe:

sexta-feira, 9 de março de 2012

Missão: Viagem

Semana de sol escaldante + fim desemana de folga + previsão de tempo favorável + carro a disposição + alguns trocados no bolso = BATE VOLTA. Porém,a linha entre o céu e o inferno durante qualquer viagem é fina, mas quando setrata de um BATE e VOLTA ela é muito fina, mas mesmo assim você sempre estadisposto a correr esse risco, então lá vamos nós em direção ao litoral paulista.

Viagem decidida, primeiro e único item do guia básico de viagens: PLANEJAMENTO, desconsiderado!!!

Planeje-se. Mesmo sendo umsimples bate volta, verifique as condições do carro, previsão do tempo, os possíveis eventos que possam estar ocorrendo na cidade de destino, condições do transito, restaurantes, hotéis (pousadas, albergues), pedágios, atrativos dacidade, indicies de criminalidade, infraestrutura da praia (orla, quiosques, calçadão, pista de caminhada), saldo bancário positivo, grana para emergências ese a praia está em condições de receber banhistas.

Nossa, tenho que saber tudo isso,é só um bate volta, viagenzinha descompromissada, marota, simprinha, desce aserra, torra no sol, mergulha no mar, tira as zica e sobe de novo. SIM! Você tem que saber tudo isso, você não está mais indo viajar com a galera, você quer pagar de romântico e por mais roots que seja sua flor você não quer ter dor decabeça.

Rogério você verificou tudo isso antes de sair? NÃO! Logo a lista de coisas que não deram certo é grande.

Optamos pelo bate volta NÍVEL 2. Descer no sábado à noite, alugar um quarto de hotel e voltar no fim da tarde domingo (descansado imagina-se). Praia de destino Bertioga.

Por conta da nossa proximidade com a zona leste (São Paulo) fomos pela cidade de Mogi das Cruzes, primeiro problema encontrado: a partir de determinado ponto da cidade (próximo aocentro) as placas que indicam a estrada para Bertioga, desaparecem, rodamos um pouco e reencontramos o caminho. Descida foi tranquila, ótima condições na estrada.

No fim da serra o segundo problema, Bertioga sim, mas qual praia?!? Até então só tínhamos pensando em Bertioga, rumamos para o centro então, problema numero três, em qual pousada/hotel ficar? Grande parte das pousadas param de atender as 23hs, o relógio já marcava 00:15, as poucas pousadas 24hs não tinham quartos disponíveis, hotéis lotados, o único quarto disponível estava muito acima do preço imaginado, opção rumar para outra praia, 2 horas de procura, 3 praias visitadas, voltamos para Bertioga e por sorte  conseguimos locar o ultimo quarto disponível na cidade.

A superlotação dos hotéis, não condizia com o deserto em que se encontrava a cidade. No hotel descobrimos quea cidade recebia um congresso e um concurso público naquele final de semana, por isso a superlotação. O quarto estava aquém do que imaginávamos, o tão elogiado ar condicionado oferecido não funcionava, mas tínhamos uma cama para dormir, o check out seria feito apenas às 17hs e na manha seguinte tudo seria tranquilo.

Café da manha, protetor solar e lávamos nós para a praia, quarto problema (não chega a ser um problema) a orla da praia está em reforma, (reforma em casa é problema, imagina na orla deuma praia) esqueça a caminhada com a praia ao fundo, por conta disso, boa parte dos quiosques estavam fechados, restando apenas os carrinhos-quiosques que ficam na areia e que nem sempre contam a atendentes simpáticos e prestativos, mas ao menos tem preços honestos.

Condições do mar boas, poucas ondas, água clara, praia limpa, sem cheiro, nada dutos de esgoto a mostra, ponto positivo para Bertioga nesse sentido. O restante do dia foi para curtir o sol e aproveitar o mar, trocamos a caminhada na orla, pela caminha junto ao mar e fizemos o que fazemos de melhor “preguiçar”.  

Fim de tarde, andamos um pouco pelo centro da cidade, que deixa a desejar em opções para o visitante, a feirinha deartesanato foi invadida por importados chineses, poucos restaurantes, bares fechados e sujeira visível.

O grande trunfo ficou por contado píer de onde é possível comprar um passeio de lancha e tem uma vista incrível, e o Forte de São João da Bertioga que abriga exposição permanente de armas e ocas indígenas.

Conclusão: O espírito aventureirodo casal voltará para o período de hibernação, próximas viagens serão bem planejadas e organizadas, a tranquilidade e descanso que queríamos infelizmente não foi alcançado de forma plena, mas estar com a florzinha sempre é ótimo e apesar do stress, rimos o tempo todo da nossa falta de noção. 




0 comentários: