Pages

Subscribe:

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Pesquisas... Reforma... e... Mudança

Todo casal que decide juntar as escovas de dentes passa por pelo menos uma dessas fases... ou todas, ou muito mais!

Agora falta pouco, bem pouco pro "lance" começar a pegar de vez. Estamos a menos de 20 dias de pegar as chaves do apê. Mil coisas a serem decididas e escolhidas, nervos a flor da pele, ansiedade pegando forte mesmo.

A príncipio, tinha pensado em fazer aqui no blog, um relato de todas as coisas, post a post falando sobre os lances do apê, ítens comprados e ganhados, dia a dia da reforma... Mas, não é esse o perfil do blog, existem milhões de blogs assim, e qualquer busca no google te leva a mil opções de blogs de "fase de montagem do apê", aqui, vai só um pequeno relato, e é claro, em breve, algumas poucas fotos da reforma, pq faz parte.

A pesar o título englobar um pouco de tudo, hoje vou falar mais sobre pesquisas. Nos últimos meses esse virou nosso sobrenome. Pesquisa pra tudo. Sempre. Todos os dias. Até cansar.

Pesquisa pelo apê, arredores, itens básicos. Olha porta, olha janela, piso, azulejo, torneiras.... Volta pra casa, pondera prós e contras... Até que: Apê encontrado!

Documentação entregue. Próximo passo, pesquisar eletrodomésticos. Escolhe, compara modelos, capacidade, custo, benefício, tamanho, cor... Ufa. Modelo escolhido. Agora comparar os preços em duzentas mil lojas on line, comparar com lojas físicas, perguntar pros amigos, checar todos os emails de promoções. 
 E aí, pouco a pouco fomos comprando e escolhendo nossas coisinhas.

Começar a pensar na reforma enlouquece. Juro! E olhe que nem to falando em reforma propriamente dita, pq ela ainda nem começou, já to até prevendo minha maluquice.
Reforma é assim, quanto mais você pesquisa, mais você descobre que não sabe nada a respeito. E quanto mais você pensa, mais você quer mexer. E quanto mais você pesquisa, menos vc quer mexer, deixar  tudo como está e não arrumar pra cabeça.
Sério, a lista de coisas pra pensar é infinita, e cada item abre uma nova lista infinita de sub itens. Exemplo básico: Vamos trocar pisos e azulejos da cozinha e banheiro. Existem mil coisas que vc precisa saber a respeito da cerâmica, a classificação, a cor, a resistência contra água. Saber que retificado, no caso de azulejo, não é uma coisa ruim (apesar de parecer reformado).
E cada novo item, esconde uma enormidade de detalhes. Piso, gesso, portas, torneiras, vaso sanitário, cuba, tijolinhos de vidro.... Nunca é "só" escolher. E mesmo que fosse, já era trabalhoso o suficiente. Fora os preços que variam muito de um lugar para o outro. Nossos fins de semana tem se tornado correr de uma loja a outra, comparando qualidade, preço, estética, atendimento, entrega e muitos etc.

Se não fosse o suficiente, outra coisa que nos consumiu muito no último mês, foi a busca pelos móveis planejados. Que aliás, de planejados não tem (quase) nada. Mas isso é outro assunto.
Depois do primeiro lugar que cotamos um projeto, tomamos uma decisão importante: Mandar a planta primeiro, e pedir pro vendedor fazer um pré projeto, e depois nós íamos fazer as alterações e adaptações.
É um negócio bem cansativo, porém que exige muita atenção da nossa parte. Afinal, é muito dinheiro investido nisso, e coisas que vão ficar no nosso dia a dia por muitos anos. Tem que ser bem feito e bem pensado.
Fizemos uns 6 orçamentos, pelo menos. Muita gente diz que fazer mais de 3 é ruim e só faz a gente ficar mais em dúvida. Discordo! Em cada lugar que fizemos, descobrimos coisas novas, que sequer tínhamos pensado. Que fazem toda a diferença no projeto. Preço não é tudo nesse caso, mas tbm, faz muita diferença. Seguimos nossa busca por um preço justo e ítens necessários. Muita coisa pra prestar atenção, que nunca nem tínhamos ouvido falar. É a madeira, MDF, MDP, as diferenças, o custo benefício, as cores, cada loja tem uma lista de opções, corrediças, qual a diferença de uma para a outra, qual a espessura do fundo dos móveis (tem loja com 2mm, tem loja com 6mm, pensem na diferença que o triplo de fundo faz no valor final... Mas se vc acha que rola economizar nisso, pede pra ver quanto é a espessura de 2mm, e vc vai se assustar... no mínimo achar que seu móvel vai desmontar), tem os puxadores de ABS, de inox, vc acha que vai economizar, eles cobram a montagem. 
Acreditem, é uma infinidade de detalhes, que, no fim, fazem muita diferença. E a gente só foi "aprendendo" depois de muitos projetos, muitas pesquisas no google, muito conversar com quem já fez. É bem cansativo, mas como eu disse, é muito dinheiro investido, pense no tempo que vc levou pra guardar (ou no tempo que vai demorar pra pagar), verá que vale a pena dedicar um mês para "só" decidir isso.

Além disso tudo, aí surgem um monte de detalhes menores, que vão aparecendo todos os dias, os itens de decoração, de enxoval, de cozinha. Pra quem (como eu), não não vai fazer chá de cozinha, a lista de coisas a pensar, decidir e comprar é quase que infinita.

Além de todas as coisas da reforma que precisamos decidir ainda esse mês, precisamos escolher um sofá (que fomos muito abençoados em ganhar, só nos resta escolher), cortinas (que com a mesma benção, vamos ganhar!!! eeee), mesa de jantar, mesa de escritório, cor das paredes (que embora faça parte da reforma, tbm está mto ligado à decoração), e todas as "pequenezas" relacionadas à cozinha e ao banheiro. 





Ufa! Se você ficou cansado de ler, imagine a gente que ainda tem que decidir tudo isso.
Esse tem sido praticamente nosso único assunto, mas queridos amigos, não nos levem a mal, como vamos falar de outra coisa se só vivemos isso ultimamente??
Mas contar todos os detalhes da nossa odisseia linda chamada "lar doce lar", é uma delícia. Ficaremos ainda mais felizes de contar tudo isso quando tudo estiver pronto (e muito lindo).

Mal posso esperar pela mudança... e, é claro, poder recebê-los todo em nossa humilde casinha.

Um beijo dos Limone Ferreira!

0 comentários: